domingo, 2 de dezembro de 2012

Brincadeiras que auxiliam o desempenho comportamental !

O bom comportamento é, muitas vezes, determinado pelo auto-controle do filhote. Quando é pedido, um bom filhote senta, mesmo se ele preferir pular, resiste em pegar algum objeto e fica "livre", quando quer ficar parado. Tente fazer tudo o que puder para encorajar este tipo de controle.

Uma maneira de fazer isto é fazer brincadeiras com seu filhote, ou mesmo cão adulto, que melhorem os comportamentos e atitudes que você quer dele.





Evite qualquer jogo que envolva lutas, pois podem levar a competições entre humano e cão.


Jogos bons como "esconde-esconde", "busca", "procura" e "resposta rápida" promovem cooperação e auto-controle. Este tipo de jogos também ajudam a mostrar a sua liderança de modo positivo, reforçando a relação entre vocês durante a brincadeira.




Esconde-esconde






É divertido para todos. Comece com uma pessoa segurando o filhote enquanto a outra se esconde. Quando a pessoa estiver escondida, você diz "Onde está Fulano?", e ande com o filhote pela casa. No começo, quem está escondido pode ter que fazer algum barulho para atrair a atenção do filhote. Quando o filhote o achar, todos devem elogiá-lo, dizendo-lhe quão esperto ele é. Logo o filhote irá procurar a pessoa escondida sem precisar de muito incentivo, encontrando cada membro da família pelo nome.





Busca




É muito divertido e dinâmico, o que é muito bom, pois faz com que o cão esgote muito rápido as suas energias. Utilize sempre dois brinquedos, ou um brinquedo e um petisco. A dinâmica não muda. Pegue um brinquedo e jogue a uma determinada distância e simultaneamente ao ato de jogar diga "busca", e assim que ele pegar o brinquedo, com o outro brinquedo ou petisco, exibindo-o, chame-o, dizendo "aqui". Quando ele chegar à sua frente, você pode mandá-lo sentar e assim dar o outro brinquedo ou petisco, não esquecendo de elogia-lo. ã cada repetição da brincadeira, lance o brinquedo mais longe, pois o objetivo desta brincadeira é ensinar ao filhote, que ao ser chamado, algo de muito bom à ele vai receber.




Procura




É o esconde-esconde com objetos, tal como brinquedos que o cão goste ou petiscos. Peça para alguém segurar o filhote enquanto você esconde o brinquedo ou petisco. Volte para o filhote e diga, "Cadê ? Procura!", e deixe-o ir. Se ele encontrar e comer o biscoito, ótimo. Se não, leve-o próximo do local e repita o comando, dê dicas de onde pode estar e se ainda assim ele não encontrar, mostre o local a ele e elogie o filhote. Assim que ele melhorar na brincadeira, torne os esconderijos cada vez mais difíceis. Filhotes podem aprender os nomes de muitos brinquedos e objetos com este jogo. É uma ótima brincadeira para dias chuvosos.






"Resposta Rapida"




Este jogo em alta velocidade ensina o filhote a responder rapidamente aos comandos mesmo quando excitado ou distraído. Muitos filhotes irão precisar de ajuda neste aqui e até cães mais velhos. Coloque-o na guia. Diga, por exemplo: "OK, hora de brincar!" ou outra palavra ou comando que significa que é hora de brincar e comece a brincar. Fale de maneira alegre e se mexa, faça qualquer coisa para deixar o filhote feliz e interessado. No meio desta brincadeira, dê-lhe um comando que ele conheça bem, como "Senta". Imediatamente fique imóvel e em silêncio. Se preciso, ajude o filhote. Assim que ele sentar, recomece a brincadeira. Se você a fizer corretamente, ficando muito feliz e excitado durante a brincadeira e absolutamente imóvel e em silêncio depois dos comandos, seu filhote logo aprenderá como "ligar" e "desligar" com este jogo, obedecendo-o imediatamente.O objetivo, é ter agilidade na resposta aos comandos e controle sobre o animal, que pelo estimulo e repetição dos exercícios, "entende" que quanto mais rápida sua resposta e obediência ao comando melhor. Outros comandos como deita e fica podem ser inseridos garadualmente.


Estes jogos lhe ajudam a construir uma relação forte com seu filhote porque melhoram a maneira como ele lhe ouve e responde aos seus

Nenhum comentário:

Postar um comentário